Quem Somos

O Clube de Judo 2009 é uma associação desportiva criada para dar seguimento ao projeto começado pelo mestre Carlos Santos na freguesia de Benfica.

A fundação do CJ2009 foi a tentativa de resgatar a visão de Judo do mestre Carlos Santos e não deixar a chama do Judo se apagar. Hoje já contamos com 40 atletas em várias categorias etárias. Nos veteranos, onde o clube investiu devido à possibilidade de poder recrutar antigos atletas, é onde já obtivemos os nossos melhores resultados competitivos. Somos, afinal, um dos clubes de Judo com mais campeões nacionais nesta categoria etária. Mas tal ainda não nos satisfaz.

O Judo, como modalidade olímpica que é, exige trabalho e paciência, e os resultados apenas surgem com continuidade e tempo. Afinal, destruir leva apenas segundos, mas construir é algo que demora uma vida e queremos um forte projeto competitivo e educativo que se perpetue no tempo.

Clube Oficializado

O CJ2009 está plenamente oficializado perante a Federação Portuguesa de Judo e o Estado português. Os cinturões e títulos que concede são registados oficialmente e reconhecidos internacionalmente por entidades como a Federação Internacional de Judo ou o Comité Olímpico Internacional.

A inscrição na Federação Portuguesa de Judo é importante visto ser o registo oficial de um indivíduo na organização que gere a prática do Judo em Portugal. No Clube de Judo 2009 inscrevemos os nossos atletas automaticamente na federação.

 

Obter graduação (cor do cinto)

A inscrição na FPJ significa que a graduação fica validada oficialmente, e com reconhecimento em todo o mundo graças ao nº de licença federativa.

Competições

A inscrição na FPJ permite participação em eventos organizados pela federação e pelas várias associações de Judo espalhadas pelo país.

Do que preciso para fazer Judo?

Fato de Judo (Judogi)

O judo é um instrumento valioso para o desenvolvimento não só motor, mas também cognitivo e sócio-afetivo. Entretanto, não se pode deixar de considerar que o mesmo é uma atividade de contato físico, em que a preocupação com a integridade física do praticante deve estar sempre presente. 

Tendo como base este aspeto, passamos a compreender a importância do “judogi” que não é apenas um simples uniforme, mas um item de segurança para se praticar judo.

O judoca, ao executar os fundamentos do referido desporto, precisa, por vezes, de segurar o o seu companheiro, sendo que se tal for realizado sem o aluno estar equipado com o “judogi”, mas sim com uma roupa normal, esta mesma roupa poderá rasgar, o que provocará uma queda de maior impacto.

Com o uso do “judogi” tal não ocorrerá, uma vez que o material do mesmo é resistente e especialmente desenhado para a prática da modalidade.